Image

Perguntas Frequentes

Esclareça as suas dúvidas!

Como funciona o olho humano?
Quando olhamos na direção de algum objeto, a imagem atravessa a córnea e chega à íris, que regula a quantidade de luz recebida através de uma abertura chamada pupila. Quanto maior for a pupila, mais luz entra no olho. Passada a pupila, a imagem chega ao cristalino, e é focada sobre a retina.

É então produzida uma imagem invertida e o cérebro converte-a para a posição correta. Na retina, mais de cem milhões de células fotorrecetoras transformam as ondas luminosas em impulsos eletroquímicos, que são descodificados pelo cérebro. Inspirado no funcionamento do olho o homem criou a máquina fotográfica.

Portanto, nos nossos olhos a córnea funciona como a lente da máquina fotográfica, permitindo a entrada de luz no olho e a formação da imagem na retina. Localizada na parte interna do olho, a retina seria o filme fotográfico, onde a imagem se reproduz. A pupila funciona como o diafragma da máquina, controlando a quantidade de luz que entre no olho.

Ou seja, em ambientes com muita luz a pupila fecha-se e em locais escuros dilata-se com o intuito de captar uma quantidade de luz. 
O que é o nervo ótico?
Este nervo mede cerca de 4 cm de comprimento e é composto por células fotorrecetoras, capazes de converter a luz em impulsos nervosos. Trabalha em conjunto com o cérebro para realizar as funções de reconhecimento de imagens e padrões.

Estes impulsos elétricos provêm das bastonetes (visão noturna e monocromática) e dos cones (visão cromática). 
logo
Av. Prof. Joaquim Vieira Natividade, Nº9, 2460-071 Alcobaça 
Image

Um outro olhar
sobre a sua visão.

Siga-nos: